AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMBOLICA CARIDADE E ESPERANÇA 2620

"Nossa meta é formar homens melhores, ensiná-los a se libertar dos dogmas e a pensar por si mesmos"

sábado, 11 de abril de 2009

O energúmeno e a dita"branda".

Antônimo
Sou de 50 e filho de funcionário da RFF/LEOPOLDINA.
Lembro com horror do dia em que meu pai chegou do trabalho apos viajar tres dias pelo interior do estado do Rio levando pela railway o progresso e civilização via trilhos, objetivo daquela instituição.
64. 1º de abril, que de primeiro de abril nada tinha...Aos prantos e claramente temeroso nos dava conta da forma trunculenta como estavam sendo tratados seus colegas de categoria, mormente os ligados ao sindicato, pelos rights. Alguns algemados no pátio da estação em Niterói, aquela mesma onde pouco tempo atraz abrigara as cenas de desespero no incêncdio provocado no circo, com a diferença agora que no lugar dos corpos carbonizados jaziam homens de bem cuja grande ameaça era fazer parte de uma instituição organizada em prol de sua (deles) classe funcional. Era o princípio do fim.Estudava eu no SENAC de Niteroi, ginasiano e já sendo ameaçado com os gritos nada folclóricos como pensam alguns hoje de C I R C U L A N DO ! ! ! em plena Amaral Peixoto, a bem (sic) de uma ordem mais trunculenta que ordeira. PE montada em cavalos que aos olhos de meninos na faixa dos catorze pareciam ter 3 metros de altura ... Depois o silêncio imposto; o progresso duvidoso; o futuro incerto e, lamentàvelmente, a impotência civil. Nessa mixórdia tupiniquim me dá no ouvido um acorde via voz, flauta e violão chamando para a fuga da catarse : & Essa cova em que estás, com palmos medida é a conta maior que tiraste em vida ... &. Daí fez-se a luz, havia algo de marca no reino da Dinapodre, e, o mais importante, jovens como eu que amavam beatleserolintones mas acima de tudo o BRASIL e, como tal, jamais iriam se calar. Grão dessa montanha de consciências amordaçadas, tomei minha decisão solitária de não me deixar emprenhar pela trompa de eustáquio e fui pro meio da rua, na contramão da ponte dos suspiros assobiando e divulgando sempre que coubesse o toque de silêncio à indignação, arquitetado para deixar "a roda triste, a roda muda, em volta lá da televisão".
Muitos sacos de cimento depois, muito provavelmente nascido de alguma cabecinha vazia de cabelos grisalhos e de ideais, com certeza, tenho que conviver agora com essa pústula prelada em forma de jornal que sequer consegue ser autêntico em sua (dele) malfadada manchete supracitada -que me recuso a transcrever- desconhecendo que o antônimo de duro (a) é, escriba idiota, macia/mole. Mas, como nada nos escapa quando temos tatuado n'alma as cicatrizes desse tempo, &página infeliz da nossa história&, vamos prá cima deles, refrescando ou simplesmente atualizando-os da verdade nua. E crua.Cito, para finalizar, Sérgio Sampaio: & se voce, quizer saber quem custa menos; quizer saber quem sabe mais: leia os classificados publicados nos jornais, ou então, entre na fila !!!&
deo

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pesquiza autorizada

Estou enviando para vocês, um Link de acesso a todas as revistas Veja editadas pelo Abril nesses últimos 40 anos. Da capa à contracapa, incluindo todas as páginas. É um trabalho impressionante e creio que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa. Todas as edições de VEJA poderão ser consultadas na íntegra na web. A revista VEJA abre todo o seu acervo de 40 anos de existência na internet. Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço http://veja.abril.com.br/acervodigital A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968. O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse. O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias. Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos. Com investimento de R$ 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre o Editor Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto. Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O banco Bradesco patrocinou a iniciativa. Recomendem e repassem (se for o caso) aos seus filhos, familiares e amigos.