AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMBOLICA CARIDADE E ESPERANÇA 2620

"Nossa meta é formar homens melhores, ensiná-los a se libertar dos dogmas e a pensar por si mesmos"

segunda-feira, 28 de julho de 2008

APRENDI A REFLETIR

Por ocasião de uma visita à nossa Loja, o Irmão José Geraldo, após a reunião, entregou-me este texto e falou: meu irmão Ivan, me permita te entregar este texto que escrevi. Caso você goste, leia para os demais membros de sua Loja em um momento apropriado. Se não achar legal, guarde assim mesmo. Taí maninho seu belo texto no nosso blog.


Aprendi que, quando olhamos para o mundo ao nosso redor para restaurar nossa paz mental ou as esperanças perdidas, provavelmente nunca encontremos a verdade que buscamos, por que ela está profundamente submersa dentro de nós mesmos.
Pensem meus Irmãos se acordamos esta manhã com mais saúde do que doença, se a nossa dispensa tem comida o bastante, nós somos mais abençoados do que milhares de pessoas que não sobreviverão esta semana.
Se você nunca enfrentou a agonia da doença na fila de um hospital público, ou ainda as aflições da fome, você está à frente de quinhentos milhões de pessoas no mundo.
Se você mantém sua cabeça erguida com um sorriso no rosto e é realmente agradecido; você é abençoado, por que a maioria pode, mas não o faz.
Sejamos importantes, mas não necessariamente insubstituíveis. A prática sempre acompanha o aperfeiçoamento. Não podemos nos abandonar para cuidarmos dos outros por que, mesmo na pior situação, sempre há algo a se fazer. A saída sempre existe, mesmo sendo difícil de encontrá-la, esqueçam o “se eu tivesse”, o passado não tem volta.
Tentar é correr o risco de fracassar, mas o maior perigo é não arriscar nada! Pessoas que não se arriscam não conseguem nada. Não sentem, não mudam, não crescem, não amam, e principalmente não vivem. A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que temos.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensinam. Os defeitos dos outros não devem nos incomodar, mas sim nos ensinar. O mal de quase todos nós é que preferimos sermos arruinados pelos elogios, a sermos salvos pelas críticas.
Digo que tentar e falhar é aprender; não tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido. O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo, com mais inteligência, com mais prudência e com maior sucesso.
Para finalizar digo que, a morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida, e saiba que, para cada virtude basta um homem; mas para a amizade, são preciso dois.

Serra, 02/08/2007
Irmão José Geraldo de Oliveira
Comp.’.M.’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentario.