AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMBOLICA CARIDADE E ESPERANÇA 2620

"Nossa meta é formar homens melhores, ensiná-los a se libertar dos dogmas e a pensar por si mesmos"

terça-feira, 28 de agosto de 2012

HOMENAGEM AOS PADRINHOS E FUNDADORES


 HOMENAGEM AOS PADRINHOS

FIGURA ENCONTRADA PRÀTICAMENTE EM TODAS AS INSTITUIÇÕES DOGMÁTICAS OU NÃO, O “PADRINHO” SIGNIFICA EM CADA UMA DELAS ALGO DISTINTO, SENÃO VEJAMOS:

No catolicismo é presença obrigatória no Batismo e nos casamentos, com pesos distintos.
O padrinho de batismo tem a responsabilidade de incorporar a imagem de um segundo pai, suprindo na sua (dele) falta as necessidades materiais e/ou psicológicas para com o afilhado.
O de casamento  assume a responsabilidade de acompanhar e apoiar ao casal na busca de uma vida conjugal o mais perfeita possível, aumentando uma amizade que se supõe pré existente.
A figura deste importante personagem via de regra se prende a um desdobramento previsível e natural por se tratar de um gesto de certa forma ligado ao agradecimento por uma amizade já consolidada.
Outras formas e atividades coletivas aderem ao apadrinhamento com implicações aqui de menor interesse. Todavia, a exemplo dos casos específicos citados pressupomos elo de relacionamento natural.
O objeto deste evento ora em andamento mesmo tendo a mesma denominação extrapola tanto em forma quanto em importância aos citados.
O Padrinho na maçonaria carece de ser alguém já conhecido ou do relacionamento dos seus afilhados, em alguns casos a convivência estreita entre eles só virá a acontecer se após apurado processo de avaliação, de responsabilidade da maçonaria, evoluir favoravelmente. Ou seja: um maçom tem o direito e o dever de ser um rotineiro observador da sociedade na esperança de pinçar entre tantos homens reconhecidamente valorosos aqueles cujas diretrizes da Sublime Ordem venha a permitir um contato e posterior sugestão ao convite para ser o mesmo então avaliado via procedimentos restritos à ELA. Entretanto, o grau de seriedade que envolve esse gesto pode destacar e selecionar um possível afilhado a ser apenas indicado para o convite, por várias razões que vão desde local onde o mesmo resida até à necessidade da loja escolhida. Aí surge a figura não menos importante do Irmão indicador, atento e ligado na busca incessante da Maçonaria por homens cujos corações sejam VERDADEIRAMENTE sensíveis ao bem e comprometidos com o progresso da humanidade. No entanto ao meu entender a essência do Padrinho está diretamente ligado ao acompanhamento do seu escolhido na busca de torná-lo um tijolo realmente útil na construção maçônica. Trazer alguém para o convívio da Família Maçonaria é de  uma responsabilidade de tal maneira séria que há aqueles que embora maçons de longa data poucos indicaram, porem, muitas vezes são eles quem assume o acompanhamento  e desenvolvimento do escolhido realizando desta forma uma tarefa às vezes até resgatadora e estimulante às obrigações inerentes ao novo IRMÃO.
Comparando então o PADRINHO Maçom aos outros citados ou não, temos no fato uma diferença gritante: nossos padrinhos nos desenvolveram para ser seus Irmãos  e a seguir seu exemplo na luta por obter do seio da sociedade cidadãos como somos para honra da ORDEM MAÇÔNICA como um todo.
Finalmente, apelo para que os corações e mentes de todos aqui presentes  alcancem a real importância desta cerimônia que homenageia aos semeadores e ao mesmo tempo garimpeiros de homens livres e puros o bastante para perpetuar nossa ORDEM.
.`. Síntese da pioneira sessão realizada dia 25 de agosto de 2012 em nossa loja.

Texto: Irmão Déo Mario Siqueira
    

7 comentários:

  1. Valeu, maravilhoso...

    ResponderExcluir
  2. A homenagem a um padrinho e a um fundador sintetiza nesta frase abaixo.

    O valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

    ResponderExcluir
  3. Mais um momento sublime vivido em nossa querida Loja, registrado de forma brilhante pelos responsáveis pelo blog. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez obrigado Walter Ney e Alexander Richa, por me darem a oportunidade de conhecer essa instituição - maçonaria - .

    Obrigado também a loja caridade e esperança por acreditar em mim e nas minha ideias.

    tio BETO

    ResponderExcluir
  5. talvez esse momento que a Loja Caridade e Esperança nos proporcionou, dentre tantos outros, esse foi o de maior intensidade de Emoção e felicidade..parabéns a todos

    ResponderExcluir
  6. Daniel Rodrigues de Sousa8 de setembro de 2012 às 14:55

    A nossa sobrinha Tati, filha de nosso Irmão Walter Ney Vieira foi muito feliz ao pedir para que o Gustavo filmasse a fala do nosso Irmão Walter.
    Meu desejo é de nunca descer deste Trem e se a matéria for o meu espírito estará sempre nesta viagem vendo de perto o trabalho em cada vagão deste Trem.

    ResponderExcluir
  7. Parabens a Loja por mais um momento maravilhoso.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe seu comentario.